Para antes do inverno

_00_MG_9334

Em breve, muito breve, coisa de um mês, mais ou menos, a Casinha, a Casa da Cama e a Casa Torta estarão prontas para receber hóspedes no Sítio Pedras Rollantes.

A Casinha está sendo finalizada junto aos açudes, perto de onde hoje servimos o Café no Sítio, e sua localização permitirá uma vista privilegiada para o Vale do Rio das Águas Frias. As outras duas serão erguidas na parte de baixo do terreno, com vistas e ouvidos para as corredeiras suaves do rio que dá nome ao Vale.

É uma pena que o custo de geração de energia elétrica ainda é muito elevado, assim como é longo o tempo necessário para a amortização do investimento. Não fosse isto, a autossuficiência das casas seria total.

De resto, o sol será o responsável pelo aquecimento da água dos chuveiros e da que sair pelas torneiras dos lavabos e das cozinhas de cada uma das casas. A chuva é quem vai encher as caixas de água usada nos vasos sanitários. Após o uso humano, toda esta água será canalizada para as estações de tratamento onde será filtrada por carvão, pedra, areia e raízes, de juncos e lírios, antes de ser devolvida, limpinha, para a superfície da terra, escorrer até o Rio das Águas Frias e viajar em direção ao Oceano Atlântico dentro das calhas da bacia do Rio Itajaí Açu.

A água de consumo é proveniente de duas nascentes protegidas na encosta da montanha, à oeste das construções. Água que tomará contato com o ar apenas quando as torneiras forem abertas. A primeira filtragem, à base de pedras de diversas gramaturas, acontece ainda no interior da terra, dentro de um equipamento chamado fonte caxambu, o que evita que folhas e outros organismos interfiram a pureza do líquido.

Tijolos, madeira e vidro compõem paredes, pisos e estruturas das casas. Mas não há nada de novo nisto. Os tijolos, por exemplo, foram cozidos a não menos de meio século, na olaria do Sr. Balsino Matias Wagner para, em seguida, serem colocados na casa do Sr Genésio da Silva, na esquina da praça principal da cidade. A casa foi demolida recentemente para dar lugar a uma residência maior, mais moderna e mais confortável para a família.

_00_2814f45e-9e04-4169-9787-1ca0506a3f78
TIJOLOS da casa do Seu Genésio e madeira do salão da Igreja São João

Em Pedras Rollantes, estes mesmos tijolos serão as paredes e os pisos das cozinhas e dos banheiros das três casas. E para unir as quase cinco mil peças maciças, muito pouco cimento industrial está sendo usado. A base da liga é o saibro, matéria prima abundante por aqui.

Imbuia, peroba, canela e araucária, árvores outrora abundantes nas florestas de mata atlântica que cobriam o território catarinense, agora totalmente protegidas pelas leis ambientais, são as variedades de madeira usadas nas construções. Uma pena que os madeireiros e carpinteiros que derrubaram as árvores e fizeram delas tábuas, pontaletes, caibros e assoalhos, há mais de 80 anos, não terão a oportunidade de ver a terceira utilização de sua arte.

Na década de 1930 elas foram usadas para a construção da Igreja de São João, na comunidade de Barro Branco e desmanchada 50 anos depois. A madeira foi reutilizada no erguimento do salão de festas do distrito, em frente ao novo templo, construído em alvenaria. Ano passado, a Defesa Civil interditou a construção, o salão foi demolido e a madeira, agora novamente beneficiada, está sendo usada para a construção casas de hospedagens e para a manufatura dos móveis e utensílios que comporão seu mobiliário.

_00_176c68ca-3bf3-4c4c-a542-520ed8a0b037
O Salão que foi desmanchado, a igreja da década de 1980 e imagem de São João

Para que a paisagem do Vale possa ser aproveitada ao máximo, as casas terão generosas áreas envidraçadas. Vidros que já foram portas, janelas e vitrines de diversas lojas comerciais no centro de Florianópolis e descartados depois das reformas pelas quais passaram para agradar ao público consumidor, como exigem os negócios.

_00_1527d640-5817-4c7f-96f0-2e9ea0f8606a
Paisagem para quem estiver na cozinha da Casinha

As telhas que cobrirão as casas são produtos comerciais, mas a escolha recaiu sobre aquelas feitas com fibras vegetais, provenientes de restos de aparas de papel industrial, e betume, subproduto gerado pela produção de asfalto. Com tecnologia francesa, estas telhas são mais leves, resistentes, usam menor quantidade de madeira para os caibros e auxiliam no conforto térmico e no isolamento acústico.  As casas contarão ainda com um sistema de aquecimento de ambiente moderno, de baixo consumo, fornecido pela queima da lenha que é retirada de malhas de eucaliptos plantadas aqui mesmo, para uso do sítio.

As obras estão sendo tocadas por dois mestres construtores aqui de Alfredo Wagner: Lázaro Steinhauser, que traz na tradução livre de seu sobrenome, de origem alemã, o ofício de “construtor de casas de pedra”, mas que é exímio na lida com a madeira, e Volnei Berger, jovem que já trabalhou na montagem da casa enxaimel que faz parte de Pedras Rollantes e na reforma da casa onde é servido o Café no Sítio.

_00_eac14444-839f-4e33-bf7e-36d465246e22
Os mestres construtores Lázaro e Volnei no piso superior da Casinha

Como será cada casa, o que terá em seus interiores, como serão entregues para o desfrute dos hóspedes, como podem ser utilizadas, valores e etc, serão motivos de próximas postagens.

46 comments on “Para antes do invernoAdd yours →

Comments are closed. You can not add new comments.

  1. That a the sun鈥檚 surface as well as the insights in your jewels. I think it really made an effective perception with her. Their bodies ended up being staying in touch. Am i allowed to report that Dexion shelves method is going to be a more simple strategy to create not to mention shop in comparison to the home computer framework? It鈥檚 often around dirt cheap or maybe even removed.
    christian louboutin outlet

  2. I usually do not leave a comment, but after browsing through a few of the remarks here %BLOG_TITLE%. I do have a couple of questions for you if you tend not to mind. Could it be simply me or does it give the impression like some of these remarks appear like they are coming from brain dead folks? 😛 And, if you are writing on additional social sites, I’d like to follow|keep up with} you. Could you post a list of every one of your social community pages like your Facebook page, twitter feed, or linkedin profile?
    nike air force white

  3. Its like you read my mind! You appear to know so much about this, like you wrote the book in it or something. I think that you could do with some pics to drive the message home a little bit, but other than that, this is great blog. A great read. I will certainly be back.

  4. Its like you read my mind! You appear to know so much about this, like you wrote the book in it or something. I think that you could do with some pics to drive the message home a little bit, but other than that, this is great blog. A great read. I will certainly be back.

  5. these jordan 7 http://www.aliexpress.com/store/group/Football-Shoes/1950023_506559544.html are wonderful!!!! managed to get them for my birthday (10/21) where they bought thru the original calendar month pretty much in case u carry individuals pretty much daily love anways, i do they’ll end up getting truly placed and have facial lines in that person and some color fading (i’ve truly the actual brown). additionally they strecth out there A lot. i will be a new 5 and that i found a particular Nine to ensure that they could accommodate greater initially when i first bought all of them we were looking at a tad large however , in of a thirty days of carrying it very nearly day to day these turned out to be Massive we’d recomend payment your current typical measurement. never produce these stockings it again consider 10-20 minutes to gain your own 2 base due to all of them in the event that oughout will i found the hard technique. but overall fantastic Brazilian body wave https://www.youtube.com/watch?v=pDemw0wW1UQ!!!

  6. estou apaixonada pel lugar. Quero conhecer e me hospedar, se possível.
    Gostaria de saber localização e valores. Grata

  7. A descrição foi pouco a pouco me remetendo a nomes, locais, ambientes conhecidos! E finalmente, confirmei que é de minha terra natal – Alfredo Wagner! Feliz com o projeto, desejo sucesso e espero em breve estar hospedada nestas casas! São tantos conceitos de comprometimento com a mãe terra e a responsabilidade com o meio ambiente… que estou estasiada! Parabéns

    1. Ah! Curiosamente eu já havia visto a placa na BR-282 do “Café no Sítio”… agora ficou mais agusada a minha curiosidade em conhecer o local

  8. Uau!Estou louca para dormir e acordar com o delicioso café da manhã , em uma dessas casinhas! Parabéns!

  9. Parabéns ao casal pelo belíssimo projeto.
    Pensado em casa detalhe com respeito e ontegração com a natureza e principalmente vislumbrando a qualidade de VIDA de quem hospedar-se aí nesse cantinho do paraíso.
    Um forte abraço!

  10. Estou encantada pelo local. Espero logo logo poder desfrutar o ambiente. Parabéns pelo projeto!

  11. Tudo emociona…. é grande o trabalho prometido e maior ainda o amor e comprometimento com a mãe terra. Parabéns ao casal, que com muita ternura nas palavras, nos faz viajar nesse projeto que ansiosamente está sendo aguardado.

  12. Que lindo projeto, pensado de forma sistêmica e de acordo com a proposta do café. Parabéns Tarcísio e Lu pela realização de seus sonhos, que se estenderão à terceiros. Espero poder um dia desfrutar desse espaço lindamente construído. Abs