O menu do Café no Sítio varia em todos os finais de semana.
Nas entradas, por exemplo, a pasta, que talvez seja de peixe, pode ser de tilápias num dia e de trutas no outro. Entre as geleias que são servidas sobre pedacinhos de queijos colonial meia cura ou frescal, com ou sem tempero, uma sempre será de clemenules, mas a outra pode variar entre banana, morango ou frutas vermelhas.
O café sempre será coado na mesa, em frente ao cliente, que pode pedir mais forte ou mais fraco, de acordo com o seu paladar. Mas o aroma do café passado na hora, em coador de pano, que levanta a fumaça branquinha carregada de memórias olfativas, sempre estará presente.
O queijo frescal temperado e a manteiga que estão na foto, são preparados na quinta-feira para serem servidos no final de semana. Já o queijo colonial meia cura é feito uns 15 dias antes. Estes e outros derivados lácteos são de origens de vacas tratadas com condução orgânica pela família de Fabiano e Geninha Andrade, agricultores de Invernadinha, aqui mesmo em Alfredo Wagner, que também fornecem os tomates orgânicos que são usados nas comidas oferecidas no Café.
Os pães são amassados e assados aqui mesmo, na manhã de sábado, poucas horas antes de serem servidos. São pelo menos de três tipos. O da foto é o pão de tomate, mas podem ser de batata, de beterraba ou do tipo caseiro, todos preparados pouco antes de irem para a mesa.
As geleias orgânicas oferecidas no Café são produzidas pelo Rancho Eco Frutícola, da localidade de Taquaras, Rancho Queimado, 25 km a leste de Pedras Rollantes. Entre os sabores, está a exclusiva Geleia de Clemenules, a tangerina sem sementes que plantamos aqui. Os ovos usados nos doces, pães, sobremesas e etc são das galinhas criadas soltas entre os pomares e alimentadas com milho e sorgo de condução orgânica plantados no Sítio.
Por enquanto, o café extra forte, que é coado na frente dos clientes, ainda é adquirido nos mercados tradicionais. No começo de 2016, receberemos grãos de um cafezal orgânico de Minas Gerais, enquanto aguardamos que nossas árvores frutifiquem.
Como entrada, são oferecidos quadradinhos de pão caseiro tostados na chapa do fogão a lenha e cobertos com uma pasta de tilápia, de truta, de linguiça-patê ou queijo, além de queijos com geleias, tudo sempre acompanhados de chá de clemenules, outra exclusividade do Café no Sítio Pedras Rollantes. Sério, não é propaganda enganosa: este chá suave, aromático, de tonalidade amarelo-esverdeada, feito a partir de folhas novas colhidas minutos antes de ser preparado, só tem aqui!
Sobremesas
As sobremesas formam um capítulo à parte no cardápio do Café. Em primeiro lugar, elas sempre são preparadas com frutas da época, que quando não são colhidas aqui mesmo, em Pedras Rollantes, são aqui de perto, vindas de algum produtor orgânicos que faz parte com que temos contato e sabemos como são cultivadas, ou adquiridas no box da Ceasa, em São José, que comercializa apenas produtos orgânicos.
A foto acima mostra o purê de morangos dissolvidos em vinho tinto que está sobre um mousse de limão siciliano.


Gomos de clemenules banhados em chocolate com 70% de cacau



