Onde é

Comidinhas           O Café          Quanto custa

Chegar em Pedras Rollantes é bem fácil. O sítio está localizado no meio do Vale do Rio das Águas Frias, município de Alfredo Wagner, a menos de três quilômetros do centro da cidade, na Estrada Geral das Águas Frias.

AW_PR_1O caminho do centro de “Alfredo” até aqui é metade pavimentado com lajotas, metade em chão de terra batida, sempre em boas condições. E muito bem batida, por sinal, pois trata-se do leito da chamada Estrada Velha, o secular caminho que ligava Lages ao litoral e que perdeu sua importância histórica e econômica, após a construção da BR 282. Aqui pela frente de casa, passou muita madeira retirada dos Campos de Serra Acima e muita tropa de gado para levar a carne que alimentou, por séculos, a população da velha Desterro e da moderna Florianópolis.

Ex-governadores, ex-senadores a até um presidente da República passaram em frente ao sítio, que hoje é Pedras Rollantes, ao deixarem a Serra e se dirigirem para a Capital, antes de ingressar na vida pública.

214_1Quem sai de Florianópolis, deve seguir para o Sul, via BR 101, até o km 214 e pegar o acesso que leva para a BR 282. Continuar por esta rodovia desfrutando a paisagem de transição por entre as montanhas das serras do litoral catarinense, até chegar ao km 104, que é onde está o trevo de acesso a Alfredo Wagner.

A estrada é bem asfaltada, bem sinalizada e linda, mas cobra um módico preço por sua beleza. São muitas curvas, subidas e descidas, o que requer uma atenção especial dos motoristas. E também tem radares no trecho entre a BR 101 e o acesso a Águas Mornas, outro no início das subidas que levam para Rancho Queimado, mais dois nos altos da Serra da Boa Vista e, o último, a poucos metros do trevo de Alfredo Wagner.

Ao entrar na cidade e passar sob o portal que a identifica como a “Capital das Nascentes”, siga mais uns 300 metros e cruze a ponte que será avistada ao passar entre os supermercados e o posto de gasolina.

_00_MG_5931Ao deixar a ponte, tome o sentido à esquerda e você estará sobre o leito da Estrada Velha.

_00_MG_6070Mais 2,5 km e chegará aqui.